Ronco & Apnéia Obstrutiva
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada pela obstrução completa ou parcial recorrente das vias aéreas durante o sono, resultando em períodos de apneia e despertares frequentes. Esse quadro acaba resultando em um sono nada reparador, com roncos, sonolência, diurna, cansaço, irritabilidade, cefaleia ( dor de cabeça ) e falta de concentração. Além disso, pode haver o surgimento de alterações cardiovasculares, tais como hipertensão arterial, taquicardia e aumento do risco de infarto.
O tratamento cirúrgico através da cirurgia ortognática tem como objetivo principal ampliar o espaço das vias aéreas, de forma definitiva, através do avanço do complexo maxilomandibular.
O novo posicionamento bimaxilar é capaz de trazer benefícios estéticos e melhora na qualidade de vida do paciente através do aumento do espaço das vias aéreas. Além disso, a cirurgia bimaxilar é capaz de fazer com que o paciente não utilize mais o CPAP (termo chave importante), dispositivo usado durante o sono para melhorar a qualidade respiratória do paciente durante a noite, mas que devido a sua inconveniência física não acaba tendo adesão por completa ao tratamento a médio e longo prazo.
Um dos principais objetivos do tratamento dessa condição através da cirurgia ortognática é restabelecer a capacidade reparadora do sono e consequentemente devolver qualidade de vida ao paciente.